Litoral 90.9 FM

Imagem

Garopaba recebe prêmio “Município Sustentável” da Federação Catarinense dos Municípios

É fruto da união de esforços, enfatizou o prefeito Sergio Cunha.

Em solenidade realizada no auditório da Escola Municipal do Pinguirito, o município de Garopaba recebeu o Prêmio Município Sustentável. O fato foi reconhecido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, com o Troféu Mérito Municipalista, fruto do “2º Prêmio Município Sustentável”.

O município de Garopaba foi reconhecido como melhor município na evolução do IDMS 2014-2016.

O Prêmio Municipal Sustentável é promovido pela FECAM em parceria com as 21 Associações de Municípios do estado catarinense, utilizando como parâmetro o Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável – IDMS, cujo objetivo é a valorização dos municípios que possuem os melhores índices de desenvolvimento nas dimensões Sociocultural, Ambiental, Econômica e Político-Institucional, avaliar a execução das políticas públicas e estimular os municípios na evolução de seus indicadores de desenvolvimento sustentável.

O prefeito Sergio Cunha e o vice Nilton Raupp receberam o troféu das mãos do Diretor de Articulação Institucional da Fecam, Celso Vedana. “É uma honra para Garopaba receber essa premiação que, com certeza, reflete o esforço e a dedicação de cada cidadão garopabense. É fruto da união de esforços”, enfatizou o prefeito. Sergio Cunha disse que o prêmio é motivador aos investidores do município, já que administração pretende focar no potencial turístico. “O prêmio é um mérito para todos da equipe de governo. Todos fizeram a sua parte da melhor forma e é muito bom poder representar a cidade e receber esse reconhecimento”, falou o prefeito que lembrou o esforço de todos os funcionários municipais.

O vice prefeito Nilton Raupp comentou que a evolução dos índices é primordial.  “Depende de nós gestores públicos implantar políticas cada vez mais eficazes”, ressaltou o vice-prefeito falando sobre a importância de seguir os indicadores para o planejamento e avaliação na gestão.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Regional da Fecam, Emerson Souto que fez a apresentação dos índices na solenidade, o prêmio tem como objetivo estimular o uso do IDMS como instrumento de apoio a gestão pública no processo de desenvolvimento dos municípios. “Nossa ideia com o prêmio não é comparar os municípios, mas sim disseminar a importância do IDMS para subsidiar o planejamento e a avaliação das políticas públicas desenvolvidas nos municípios catarinenses, tanto pelo poder público, como pela sociedade”, destaca.

O IDMS apresentado pelo município de Garopaba em 2014 para 2016 é de 0,628. De acordo com classificação Geral do IDMS de 2014, Garopaba se encontra em 1º lugar em sua Microrregião (GRANDE FLORIANÓPOLIS).

Fonte: Portal AHORA

Postado por Almir Rogério, 29/05/2017.

 

Compartilhar esta notícia

Notícias Relacionadas

0 comentário(s)

Faça o seu login ou cadastre-se para comentar!