Litoral 90.9 FM

Imagem

Em 454 dias de governo Rui José contabiliza bons resultados

Rui José revela entusiasmo com os resultados da recente alteração que promoveu o seu secretariado.

Ao fazer um balanço dos seus primeiros 460 dias de governo, o prefeito de Imaruí, Rui José Candemil Júnior, relaciona várias conquistas, seja na área administrativa, política, social e, principalmente no setor de obras onde pelo menos 16 pontes foram recuperadas e reconstruídas, com destaque para a Ponte do Capanema, antiga aspiração da comunidade. Rui José revela também entusiasmo com os resultados da recente alteração que promoveu o seu secretariado. “Ninguém pode negar que o município tem hoje secretários de reconhecida competência e experiência em suas respectivas áreas”, constata o prefeito.

Ainda sobre as recentes mudanças promovidas no secretariado, o prefeito julga ter sido necessários para, inclusive, motivar a equipe como um todo, pela chegada de novos colaboradores, todos com experiência suficiente para promover as melhorias que se fazem necessárias na prestação de serviço ao contribuinte. Rui José também falou do sucesso da Festa de Passos deste ano, evento de absoluto sucesso, seja pela programação apresentada como pela organização da estrutura, com o apoio da Prefeitura, do conselho diretor da paróquia e da parceria com o corpo de bombeiros, polícia militar, polícia civil e o Ministério Público.

Segundo o prefeito, toda a logística da promoção, bem como a localização e organização das barracas foi feita de acordo com as exigências do Corpo de Bombeiros, facilitando inclusive a abertura de espaço para eventuais necessidades de locomoção de alguma viatura de emergência. Para o próximo ano, embora haja solicitações de alteração na disposição das barracas, o prefeito enfatiza que toda e qualquer mudança deve ser orientada pelo Corpo de Bombeiros, visando garantir o melhor planejamento e segurança do evento. Segundo o prefeito, a organização e a logística de um evento como a Festa de Passos é bem mais complexa do que as pessoas possam imaginar.

Estradas

Sobre a manutenção das estradas, o chefe do executivo reconhece o desafio da secretaria de Obras, diante da extensão do município, o segundo mais extenso do estado, perdendo apenas o município de Lages.  Manter as estradas em perfeitas condições de trafegabilidade tem sido a maior preocupação do setor de Obras do município, assegura o prefeito. No início do ano, diz ele, foi trabalhado nas estradas do  Vale do Rio Duna visando a colheita do arroz. No ano anterior a prefeitura também recuperou a estrada até a ponte do Capanema, onde foram investidos recursos significativos. A propósito, segundo Rui José, a prefeitura acaba de investir recursos e equipamentos para a conclusão daquela ponte, onde foram necessários pelo menos 500 caçambas de material para aterros nas duas cabeceiras. Foram 10 dias de intenso trabalho, com uso de caminhões bem como uma escavadeira hidráulica.

O prefeito faz questão de ressalvar que tem feito o possível para ajustar a administração municipal aos recursos disponíveis, criando prioridades em diferentes setores. “Temos uma programação de trabalho que deve ser seguida, mesmo diante do protesto de algumas pessoas que costumam usar o Facebook para fazer críticas sem o mínimo conhecimento daquilo que falam. Não há como fazer tudo ao mesmo tempo, temos uma programação e vamos segui-la ao pé da letra”, assegurou o prefeito. Ainda sobre o setor de obras e as principais conquistas do ano passado, o entrevistado falou sobre as pontes que construiu desde que assumiu o governo.

Segundo ele, a manutenção de pontes é um trabalho frequente do município por conta do excesso de peso no transporte da produção agrícola e industrial de Imarui. Há sobrepeso de caminhões de madeira, gado, barro, areia e outros. No ano passado foram feitas 16 novas pontes, a maioria de madeira. Este ano outras três pontes já foram construídas. Segundo ele, o ideal seria ter construído obras de concreto, mas a escassez de recursos não permite. Todas essas obras estão bem especificadas no site da prefeitura. Além da Ponte de Capanema, onde foram feitas duas cabeceiras, outra ponte está sendo iniciada no Sitio Novo, em convênio com o governo do estado. Outras prestes a ser iniciada, também por convênio, será a ponte de Águas Mornas, no Rio Duna. Ali há uma ponte de madeira a ser substituída por uma de concreto.

Parcerias

Rui José, que falou de seu governo durante entrevista ao Jornal Litoral, da Rádio Litoral, destacou as parcerias e convênios que, segundo ele, representam outro marco da atual administração, que recuperou a credibilidade do município através da CND – Certidão Negativa de Débitos. Essa condição tem permitido ao governo de Imaruí receber recursos de convênios encaminhados por parlamentares e outras autoridades estaduais. Graças a esses recursos houve substituição considerável na frota de veículos do município. O apoio dos deputados José Nei  Ascari (hoje conselheiro do Tribunal de Contas) e Ricardo Guidi também foi fundamental, resultando em cerca de 20 veículos novos para as áreas da saúde e setor de Promoção Social, entre outros. No caso da Saúde, os pacientes que fazem hemodiálise, por exemplo, hoje são deslocados em carros com ar condicionado, em condições de conforto.

Ainda sobre as alterações no seu secretariado, Rui José Candemil Jr fez questão de destacar o apoio e competência dos novos secretários. Segundo ele, na secretaria de Governo a experiência de André Poluceno Viana será producente para o município, o mesmo ocorrendo com o secretário Vando Cunha, que tem sido fiel colaborador, ao lado do vice-prefeito Juaci do Amaral, que tem agora a incumbência de assessorar a área de planejamento, cuidando da questão de meio ambiente algumas obras em andamento. O prefeito reconhece ter sido uma mudança radical, apostando no entusiasmo e carisma da nova secretária de saúde, vereadora Mayara Faust e na Secretaria de Promoção Social entregue para Ana Cláudia, funcionária de carreira.

Saúde

Os avanços no setor de saúde do município foram amplamente destacados pelo prefeito Rui José. Ele considera como principais conquistas as futuras inaugurações do Posto de Saúde de Cangueri de Fora e do Sitio Novo. No caso do Sitio Novo o posto terá seu atendimento otimizado, atuando em outras áreas e atendendo também parte da comunidade de Pescaria Brava, até mesmo para justificar os recursos ali aplicados. Os repasses financeiros ao Hospital São João Batista igualmente foram considerados pelo prefeito como aplicação na saúde. “Ao assumirmos o Executivo o hospital estava fechado”. Cumprimos nossa proposta de normalizar o repasse de recursos a cada mês. Em 2017 repassamos todas as parcelas mensais e este ano de 2018 igualmente todas as parcelas estão sendo atualizado, o que não ocorria em anos anteriores.

Na época, por exemplo, a prefeitura repassava 9 meses por ano, portanto deixando de repassar um ano de subvenções durante a gestão. “Assim o hospital não poderia sobreviver mesmo”, acentuou.   Os repasses do ano passado foram mantidos em dia, bem como os recursos deste ano.  A administração anterior, a cada ano repassava 9 meses em quatro anos, portanto um ficou  ano ficou para trás. “Acertamos ao chegar cumprindo nosso compromisso. O hospital estava fechado e foi reaberto, voltando a prestar serviço e bom atendimento aos Imaruienses”.

Água

Iniciar a solução do problema da água em Imaruí, é outra preocupação do prefeito Rui. Segundo ele, a recuperação do setor passa pela construção de uma nova adutora e nova rede distribuição, para substituir uma rede de mais de 40 anos. Mesmo havendo muita água disponível, a adutora não suporta a carga, diz o prefeito. Para essa obra, segundo o entrevistado, o município depende de recursos do Fundam dois. Porém, ressalva o prefeito, há outras duas alternativas, endividar o município ou procurar concessão pública. “Eu pretendo resolver o problema da água sem contrair dívidas”. Sei também que em ambas a situação receberá críticas, mas não temos dinheiro sequer para trazer água do Ribeirão Imaruí, muito menos para trazer de outros locais como sugerem algumas pessoas.   

Encerrando seu depoimento, o prefeito Rui José Candemil Júnior reforçou o seu propósito de continuar seguindo o projeto que idealizou para seu governo, mesmo que algumas críticas possam sugerir alguma mudança. O que temos visto em algumas situações,, enfatiza Rui José, é a irresponsabilidade de algumas pessoas, com críticas gratuitas, sem fundamento. Continuaremos trabalhando sem mudar o curso de nossa proposta de trabalho. “Vou continuar com os pés no chão procurando dar o segundo passo somente após ter dado o primeiro”.

Matéria: Jornalista Danilo Gomes

Compartilhar esta notícia

Notícias Relacionadas

0 comentário(s)

Faça o seu login ou cadastre-se para comentar!